A UMC (Unidade de Mergulho Científico) é um unidade sediada na Universidade Federal de Viçosa e cuja proposta é formar pessoal capacitado para a realização de pesquisas científicas que dependem do mergulho ou que sejam relacionadas à atividade do mergulho, e também para dar auxílio a pesquisadores cuja pesquisa dependa dessa atividade.
A Unidade de Mergulho Científico da UFV teve seu início em 2012 quando a primeira turma de mergulhadores com formação científica foi certificada (Open Water NAUI Certified). A proposta da criação do Mergulho Científico na UFV veio do professor e instrutor certificado NAUI, Oswaldo Monteiro del Cima. Desde sua criação o grupo já certificou mais de 11 pesquisadores e profissionais para a atuação na área nos mais diversos níveis, desde a certificação básica até Dive Master.
A UMC desenvolve pesquisas com a colaboração de membros externos em áreas como: estudo de microplásticos em meios aquáticos; efeitos fisiológicos do mergulho; atualização de tabelas de mergulho pela elaboração de modelos complexos de crescimento de bolhas; desenvolvimento de sensores de gases, dentre outros. A UMC é formada por professores de mais de cinco departamentos diferentes e é o único em Minas Gerais.